quinta-feira, 19 de abril de 2012

Yom haShoá - O Dia do Holocausto













Oficialmente denominado Yom haZikaron LaShoá veLaGvurá (O Dia de Recordação do Holocausto e do Heroísmo - יום הזיכרון לשואה ולגבורה) este feriado civil israelense também é observado por muitos dos judeus ao redor do mundo na semana anterior às comemorações do aniversário da independência do Estado de Israel.

Criado em 1951, sua data proposta era o dia do início do Levante do Gueto de Varsóvia, dando ênfase também ao Heroísmo, e não apenas ao genocídio. Entretanto, por esta data coincidir com a véspera do feriado de Pessach, optou-se por comemorá-lo quase duas semanas depois, numa data em que ainda estava ocorrendo o levante, que se estendeu de 19 de abril a 16 de maio de 1943.

Como toda data judaica, Yom haShoá tem início no por-do-sol do dia anterior, com uma cerimônia oficial em Yad vaShem, o Museu do Holocausto e Fundação pela preservação de sua memória, em
Jerusalém. Nesta ocasião, costumam estar presentes as principais figuras do país, como o presidente, o primeiro-ministro, e os Rabinos-Chefes, que fazem bênçãos pela memória dos 6 milhões de judeus vitimados.

Às 10 horas manhã, soa uma sirene em todo o país e, por dois minutos, a população inteira pára suas vidas e fica em silêncio. É famosa a cena em que uma movimentada esquina de Tel-Aviv, ou Jerusalém, ou mesmo uma grande rodovia nacional, é filmada e a imagem parece uma foto, com todas as pessoas paradas, inclusive em pé, fora de seus carros, ao som da sirene.

Durante todo o dia, em Israel, locais de entretenimento, como cafés e cinemas, permanecem fechados e os canais de televisão transmitem apenas programação temática. As bandeiras permanecem a meio-mastro.

Em 2012, Yom haShoá é celebrado nesta quinta-feira, 19 de abril, quando judeus do mundo inteiro cumprem a mitzvá (mandamento - מצוה) de Lizkor veLo Lishkoach (Lembrar para não esquecer - ליזכור ולא לישכוח).

Hoje também haverá um tekes (cerimônia) no Hillel, às 20hs. Quem estiver por perto, vale a pena passar lá.














--

Sugestões de leitura sobre o tema: "É isso um Homem?"; "A Trégua", de Primo Levi; e "O diário de Anne Frank".
Sugestão de filme sobre o Levante do Gueto de Varsóvia: "A Insurreição" (Uprising).

Nenhum comentário:

Postar um comentário